Posso Explicar?

Esse Blog é dedicado a todos os Emergencistas do Brasil. Desde há muito, quem se forma em Medicina quase sempre trabalha na Emergência, porém poucos são os que perduram e fazem dela seu principal ofício: clínicos, cirurgiões, anestesiologistas, pediatras… Somos todos Emergencistas! Em todo o Brasil e a partir das mais diversas formações, médicos escolhem pra si a missão de trabalhar, na linha de frente, em uma verdadeira batalha, com os doentes mais graves, o desconhecido no dia-a-dia, toda a dor e sofrimento agudo que bate às portas sempre abertas dos Departamentos de Emergência. A Emergência é o ponto de encontro de todas as especialidades e o Emergencista deve atuar como referência para todos os profissionais e especialidades médicas que atuam no Departamento de Emergência. Esse Blog é feito para os heróis anônimos que fizeram essa escolha difícil. Desde 16 de setembro de 2015 foi reconhecido oficialmente no Brasil a Especialidade de Medicina de Emergência, reconhecendo não só o esforço de décadas de trabalho dos dois Programas de Residência em Medicina de Emergência(Porto Alegre/RS e Fortaleza/CE) como o de milhares de médicos que atuam de maneira dedicada e competente em todo o território nacional, mesmo não tendo formação específica na área.


Além de textos autorais sobre a Medicina de Emergência e notícias sobre a especialidade e titulação, nos dedicaremos a discutir temas de interesse para a prática diária de salvar vidas e aliviar dores. Tudo o que discutiremos busca a prática de uma Medicina a partir das melhores evidencias publicadas, porém não nos responsabilizamos por condutas médicas, mesmo que baseados em nossas discussões. Os relatos feitos aqui podem ou não ser verídicos, bem como detalhes podem ser alterados para preservar a identidade dos envolvidos. Esse site não substitui uma consulta médica e não nos dirigimos à leigos ou profissionais não-médicos. Todas as condutas off-label são sempre responsabilidade do médico assistente e reiteramos o compromisso com as evidências médicas da melhor qualidade disponível.


Ladeamos orgulhosamente com um movimento mundial que se reúne sob o termo FOAMed – Free Open Access Medical Education, que em poucas palavras quer dizer que nosso objetivo é educar a todos os médicos, sem cobrar. Esperamos que os nossos leitores sirvam, como já é de praxe em várias partes do mundo, como verdadeiros revisores(assim sendo, as publicações são peer-reviewed em tempo real no mundo todo) do conteúdo postado, fomentando a produção científica e o acesso das melhores evidências à beira-do-leito.


O conteúdo dos posts não é necessariamente original. Muitas vezes faremos tradução direta com adaptação à realidade brasileira dos posts originais dos melhores sites de FOAMed do mundo, rendendo homenagem à esses grandes Emergencistas e Intensivistas.

2 thoughts on “Posso Explicar?”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *